Tapabento

São Bento, no Porto, é uma daquelas zonas que está a mudar. A parte lateral da mesma, – aquela que serve de passagem à Rua 31 de Janeiro – está (praticamente) limpa de vagabundos, mulheres pouco sérias e de coisas menos bonitas. A ajudar a limpar a cara da zona ferroviária está o TapaBento, restaurante de tapas e sabores ibéricos que abriu as portas de par em par no ano passado para nos mostrar a decoração gira com que se veste e as coisas bem boas que por lá fazem.

Se já andas com saudades de comer umas tapas à moda de Espanha e não tens como ir até lá, então este é o sítio ideal para tal. A carta tem uma infinidade de escolha e torna-se complicado decidir o que pedir quando, à tua volta, as mesas estão recheadas de coisas boas e cheirosas. Mas lá conseguimos escolher e começámos por pedir uma tortilla de batata. E caros amigos, esqueçam aquele momento triste em que pediram uma fatia de tortilla num qualquer restaurante e a dita, além de vir seca, era sensaborona ou só de batata. Garantimos que esta será a tortilla mais saborosa, suculenta e apetitosa que comerão. Tudo começa pelo aspeto já que é bastante douradinha e consistente. Mas o ponto alto é quando olhamos o interior que está repleto de batata, salsa e um ótimo refogado de cebola já para não falar nos pedacinhos de ovo mal cozinhado que vão aparecendo, sorrateiramente, por entre as camadas. Uma delícia!!
O bacalhau assado com migas fumadas, pedido pela Gorda, vinha divinal. Numa cama de batata a murro e espargos al dente (bem como se quer), o bacalhau lascava facilmente a cada garfada. A acompanhar, umas migas salteadas bem crocantes e soltinhas.
Já o Gordo, amante de carne, pediu um Tornedó de Vitela acompanhado de puré de batata, alho e ervas frescas que estava ótimo. O molho feito de uma redução de Vinho do Porto, ajudava a acentuar a maravilha do puré e a suavidade da carne. Cinco estrelas! (Convém avisar-te que tornedó é, por si só, um bife alto e é provável que venha mal a médio passado por isso, se não gostas, o melhor é optares por outra coisa.)

E o momento mais esperado do almoço aconteceu quando nos trouxeram as sobremesas. Durante toda a hora em que comíamos os pratos principais vimos vários doces a passarem por nós: Pudim Abade Priscos, Brownie de Chocolate. Mas houve dois que nos aguçaram o apetite (e o olho já que eram lindas!): a Mousse de Amendoim e a Panna Cotta de Lima Kaffir.
Admitimos que será difícil eleger a nossa favorita já que ficámos fãs das duas que são, por si só, completamente antagónicas. Se por um lado a Mousse de Amendoim nos trouxe a doçura típica deste fruto seco juntamente com um crocante de amendoim delicioso e que combinava na perfeição com a suavidade da mousse, a Panna Cotta de Lima Kaffir revelou-se mais fresca do que esperávamos já que vinha pousada numa cama de granizado. A acompanhar trazia ainda um crumble de pistácio e gengibre que vinham mesmo a calhar para quebrar um pouco o “peso” que as Panna Cottas têm sempre. Já a Mousse de Amendoim (que só assim já era deliciosa) trazia, bem lá no fundo e escondidinha, uma generosa colherada de manteiga de amendoim. Um deleite vindo dos céus que trouxe mais um ponto aquele que já estava a ser um almoço maravilhoso.

O espaço é bastante bonito e airoso. Tanto no piso de baixo como no de cima sentimo-nos bem e com espaço suficiente para comer sem estarmos em cima uns dos outros. A decoração é muito tradicional mas com um toque contemporâneo (hoje é possível que assim seja) e o staff é mais do que simpático. Atencioso, dado ao pormenor e eficiente.  O TapaBento não é propriamente barato mas a qualidade da comida e o ambiente fazem com que tudo valha a pena. Este é, sem dúvida, um dos poucos sítios a quem daremos cinco estrelas em tudo. Ficámos fãs.

Tapabento Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato


TapaBento_Score

Anúncios

2 thoughts on “Tapabento

  1. Sim , vivo dividida entre Paris e Porto e confirmo é verdadeiramente bom e com atendimento muito agradavel ! Um sitio para fazer novas amizades !

    1. Olá Manuela.
      Só podemos concordar! O TapaBento é o sítio ideal para provarmos sabores ibéricos, comermos bem e com qualidade e, acima de tudo, sentirmo-nos em casa.
      Obrigada pelo comentário 🙂

      Siga-nos em facebook.com/gordoegordaontour

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s