Ramen Break

Ainda que pareça – tal é a quantidade de casas de sushi na cidade – a gastronomia do Japão não se faz só de peixe cru, enrolado de forma graciosa e de cor forte. Não! E prova disso é o mais recente restaurante especializado em Ramen – ou o lado da gastronomia japonesa que poucos conhecem -, o Ramen Break.

Antes de iniciarmos pela nossa visita e sobre a experiência que tivemos no Ramen Break, convém dar-vos uma pequena luz sobre o que é, de facto, o Ramen. Servido em taças fundas e a transbordar de caldo quente e cheio de sabor, o Ramen é composto por massas japonesas (de trigo ou arroz, por exemplo) que são mergulhadas em caldos (de carne ou vegetarianos) e acompanhadas com vários ingredientes. Já se conseguiram familiarizar?
ramen-boavista-portoramen-break-porto

É impossível entrarmos no Ramen Break e não sermos imediatamente encaminhados para o universo anime e colorido a que o Japão já nos habituou. Todas as paredes nos alegram com desenhos e ilustrações e nos dão as boas-vindas a um universo único e novo no Porto.

Íamos curiosos e abertos à experiência já que sobre o Ramen só conhecíamos o nome. E, por causa disso, decidimos dar uma oportunidade a tudo.
Começámos por pedir a Mistura Arare Japonesa para entrada, que nada mais são do que aperitivos de arroz sem grande sabor ou cor (exceto os que levavam sementes de sésamo), estaladiços e engraçados para petiscar antes da refeição.
arare-ramen-breakPara jantar optámos por um ramen vegetariano, o Ramagotchi 2.0 (Shoya Mix, com 5 Gyosas de legumes, caldo de legumes, espinafres, bambu Menma, Milho, 1/2 ovo Nitamago e cebolinho) e por um com carne de porco, o Ramatari (Shoya Mix e manteiga de amendoim com Noodles de Trigo, caldo de carne, pernil desfiado, bambu Menma, 1 ovo Nitamago, Cebola Frita e cebolinho), ambos bem recheados e cheios de caldo quente e fumegante. Acompanhamos tudo com o chá quente do dia (era de limão e gengibre) e uma  Yuzunada (limonada).
Para sobremesa (e porque prometemos que iríamos provar tudo) pedimos o Mochi de Yuzu,  um bolinho de arroz recheado de limão japonês que não nos convenceu de todo. O gelado do interior, esse, era curioso (dado que o limão japonês tem um sabor bem diferente do nosso) mas a capa que o cobria era desinteressante, elástica, sem grande sabor e difícil de comer – mastigar e engolir.
ramagotchi-ramen-portoramatari-ramen-porto
O conceito dos Ramen é diferente do que estamos habituados e a ideia dos mesmos é que, depois de comermos os ingredientes sólidos, sorvamos o caldo bem temperado mas a tarefa torna-se difícil de levar a cabo por causa da taça em que foi servida: uma tigela em forma de couve a lembrar as de Bordallo Pinheiro ao invés das lisas e bem redondinhas mais tradicionais. Compreendemos a ideia de inserir um elemento tradicional português neste universo mas este não foi, de todo, o mais bem escolhido. Ainda que nos tenham dado uma colher para ajudare que foi a nossa maior aliada – sentimos que o dever não ficou inteiramente cumprido.


O Ramen Break só está aberto de Quinta a Sábado.


Score_Ramen.jpg


Ramen Break | Rua Oliveira Monteiro, 280, Porto
Tel: +351 226 000 701
Metro mais próximo: Carolina Michaelis (qualquer linha, exceto a amarela) e Casa da Música (qualquer linha, exceto a amarela)


Também andamos pelo Instagram.


Ramen Break Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s