O Mundo é servido no MISTU

Durante anos a fio, por detrás do número 161 da Rua do Comércio do Porto, em Miragaia, cozinhavam-se outros pratos, serviam-se diferentes clientes, usavam-se distintas matérias-primas mas sempre com a mesma premissa, acreditamos: a de que o que saía daquela antiga serralharia tinha que ter uma qualidade de excelência e que fosse levada de boca em boca.
Hoje, naquela rua tão multicultural que vive de um charme suplante, e por detrás do mesmo número na mesma rua, nasceu o MISTU onde se saboreia o Mundo através da partilha num espaço repleto de segredos que merecem ser revelados.

Fomos convidados pelo Zomato a estar presentes em mais um Foodie MeetUp que aconteceu, desta vez, no MISTU: um espaço que vive e combina tão bem o lado delicado e refinado com o mais rebelde e ousado. As mesas são individuais onde cabem três a quatro pessoas e onde se podem partilhar as mais diversas e inigualáveis iguarias que nos chegam de todos os lados do globo. A ideia, neste espaço, é que enquanto se degusta se converse sobre a vida, sobre o dia-a-dia, mas especialmente sobre o que se come: da sua frescura, unicidade, da junção de sabores curiosos e tudo isto em partilha.
No MISTU a palavra de ordem é essa mesma: a partilha. Não há entradas, pratos principais ou guarnições . Ali partilham-se pratos frios e pratos quentes e a promessa de que a satisfação será suplantada num abrir e fechar de olhos.
mistu decor.jpg
Foi graças ao Ricardo Graça Moura, Co-Founder do MISTU, que vivemos a melhor das viagens e aquela que, para nós, será difícil de ultrapassar. Foi ele, com a sua mestria, quem escolheu os pratos da noite: todos eles com um propósito, todos eles com uma história, todos eles únicos e inesquecíveis.
A nossa noite começou com uns Crudités de Legumes, Dips e umas tostas divinais. Aipo, cenoura, beterraba, rabanetes, endívias. Uma mão cheia de legumes crus, crocantes e cheios de personalidade.
Crudités de legumes mistu.jpg
Passámos aos primeiros frios onde nos serviram um Ceviche Puro de Peixe Branco e um Crudo de Salmão e Maracujá, ambos deliciosos e sem um único defeito a apontar. Se no Ceviche a carne e a marinada do peixe nos deixou estonteados, do Crudo não conseguimos esquecer a Mousse de Maracujá, ácida e absolutamente cremosa, que ainda hoje nos faz sonhar com mais uma colherada.
Ceviche Puro de Peixe Branco Mistu

Crudo de Salmão e Maracujá Mistu
Seguiram-se a “Causa” de Caranguejo de Casca Mole e Abacate, com uma carne divinal, de sabor bem marítimo e um polme tão tentador quanto crocante, e a inovadora Salada de Pato, Romã, Maçã, Pinhões e molho Hoisin. Vinha tépida, para não contrastar em demasia com o pato tenro e repleta de tantos sabores surpresa.
Causa de Caranguejo de Casca mole e abacate Mistu

Salada de Pato, Romã, Maçã, Pinhões e molho Hoisin Mistu
Os pratos quentes, esses, suplantaram qualquer expectativa que tínhamos no resto da experiência.
Serviram-nos umas corpulentas pernas de Polvo que acompanhava de Batata doce, Edamame e ovo a Baixa Temperatura e trazia ainda uma cama de pequenas e macias favinhas cozinhadas no ponto. A textura crocante das mesmas criava a arquitetura perfeita na nossa boca – que ainda saliva ao pensar nos potentes pedaços de polvo.
Polvo, batata doce, edamame e ovo a bt Mistu
O Cupim de Boi foi, julgamos, a grande surpresa da noite pela forma como foi apresentado: em ragu, lentamente cozinhado por 12 horas em cerveja preta, envolto e a acompanhar de um cremoso puré de abóbora manteiga e cogumelos suculentos.
Mas os amantes de carne não ficaram por aqui. Afinal de contas o MISTU (também já) é conhecido pela qualidade das suas peças e pela forma tão sublime como as prepara.
Foi num ápice que apareceram e desapareceram 300 generosas gramas de NY Strip Steak com 40 dias de maturação, o mais macio e verdadeiro Puré de Couve Flor, Polenta de Porcini (que delícia!) e variados legumes grelhados até à perfeição.
Cupim de boi, cervej preta, puré de abóbora manteiga e cogumelos Mistu

NY Strip Steak maturado (300g - 40 dias maturação), puré de couve flor, legumes Mistu 1

NY Strip Steak maturado (300g - 40 dias maturação), puré de couve flor, legumes Mistu
Por esta altura já nos sentíamos perdidos de amores por tudo o que estava a acontecer durante a refeição: boa disposição, pessoas novas e simpáticas, sabores novos a passar-nos pelas papilas e o melhor de tudo é que toda a conversa ia dar a um e só um assunto: o que nos pousavam na mesa.
Veio o momento porque todos esperavam: as sobremesas. Mesmo sem sabermos como, todos conseguimos arranjar lugar para as quatro maravilhas que nos colocaram à frente. 
Para os verdadeiros apreciadores de Tapioca, o MISTU tem a Tapioca de Gengibre e Gelado de Amendoim que, para nós, apesar de ser saborosa e curiosa, não foi o ponto alto da noite no que respeita a doces. Esse prémio atribuiremos sim, mas sem distinção, às próximas delícias que verão no decorrer da vossa leitura.

Tapioca de Gengibre e Gelado de Amendoim Mistu

Tapioca Mistu

Já passaram umas semanas e nós ainda sonhamos com o interior morno e desavergonhado do Fondant de Dulce de Leche que nos serviram. Acompanhado de uma harmoniosa quenelle de sorvete de framboesa e Sopa Fria de Frutos Vermelhos, é com toda a certeza que nomeamos esta como uma das duas sobremesas mais deliciosas que provámos nesta noite.

Sobremesa Mistu

A outra grande vencedora é a macia e soberba Panna Cotta de Manga, Lima e Sorvete de Maracujá (de um sabor bem marcado) que vinha coberta por um Tuille crocante que trazia uma textura incrível a toda a sobremesa.
Panna Cotta de Manga, Lima e Sorvete de Maracujá Mistu.jpg
Para os amantes de chocolate e sabores mais fortes, o Mistu tem uma Semi Esfera de Caramelo e Flor de Sal, com Solo de Chocolate e Avelã e Suspiros de Lima que também guardamos num lugar especial e será, com certeza, um dos pedidos numa próxima visita.
Semi Esfera de Caramelo e Flor de Sal, Solo de Chocolate e avelã, Suspiros de Lima Mistu.jpgO Mistu é um daqueles restaurantes que, na nossa opinião, merece uma visita sempre que possível. É um espaço sublime, de um requinte incrivelmente descontraído e que vos ajudará a criar ótimas memórias que quererão repetir vezes e vezes sem conta – afinal de contas é pela barriga que contamos as melhores histórias!

Obrigado, Zomato!
Obrigado, Mistu!


*Subscrevam o Zomato Gold, usem o nosso código GORDOE e ganhem 25% de desconto!*


Mistu | Rua do Comércio do Porto, 161, Porto
Tel: +351 926 682 620


Mistu_Score.png


Também andamos pelo Instagram.


MISTU Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s