Ilegal: duas de tacos y mucha tequilla

Nada nos deixa mais entusiasmados do que comidas do Mundo. A sério! Somos fãs acérrimos de sabores que fujam do nosso convencional e muito mais felizes ficamos se a viagem passar pelo México.
A convite do Zomato, fomos viver uma experiência exclusiva para Gold Members na recente Taqueria Ilegal e a noite foi, digamos, saborosamente clandestina.
Taqueria Ilegal.jpg
decor porto ilegal.jpg
Aberto há pouquíssimo tempo, mas já com promessas de muito sucesso, a Taqueria Ilegal é, até ao momento, a única taqueria do Porto. Por isso, se são fãs dos pequenos pratinhos de milho que muito se comem por terras mexicanas, este post é para vocês!
Ilegal-Taqueria-compressor_Fotor.jpg
A Taqueria Ilegal é dos mesmos donos do Boteco Mexicano mas, desta vez, foca-se somente na cozinha dos mariachis – que bem que eles souberam trazer as maravilhas do outro lado do Atlântico.
O convite vinha com uma garantia: viver uma experiência incrível e com muitos tacos à mistura. E deixem-nos que vos diga que a promessa foi feita e cumprida! Foram tacos atrás de tacos, atrás de tacos com quesadillas e muitos totopos à mistura. Uma verdadeira loucura deliciosa.

O espaço, a nível de decoração, é simples mas marca por isso mesmo. As mesas têm topos de mármore, cadeiras confortáveis e umas cores Terrakota que nos remetem para o México.
A Carta foi toda pensada inteiramente para estar em concordância com a essência do espaço: há bebidas únicas, com ingredientes fora do comum e misturas para lá de loucas. Já perceberão do que vos falamos.
marguerita porto ilegal
A nossa noite começou com um cocktail chamado Brown Bag composto por Mezcal, flor de Jamaica e lima. Chegou até nós dentro de um pequeno saco de papel mesmo a chamar o lado ilegal de todos nós. O cocktail tem um sabor super curioso: o primeiro trago traz-nos o lado fumado do Mezcal, o final revela-nos a acidez da lima que combina de forma incrível com todo o conjunto de sabores escolhidos para construir esta bebida.
Mini Brown Bag Ilegalcocktail taqueria porto
Antes de nos sentarmos à mesa e nos deliciarmos com uma panóplia de Tacos e coisas boas fomos convidados a conhecer a cozinha onde se preparam todas as delícias que chegam a quem visita o espaço. E é ali, das mãos de três pessoas, que o milho é moído, a massa preparada, modelada e grelhada todos os dias. Esta informação encheu-nos ainda mais a vontade de devorarmos o que quer que nos aparecesse à frente.

Lá em cima preparavam tudo. Assim que voltamos ao piso principal sentámo-nos, cada um, no lugar que lhes havia sido atribuído e demos início à nossa incrível viagem por terras mexicanas.
Uma das particularidades do Ilegal é que praticamente todas as bebidas com álcool trazem algo diferenciador tal como o Capri-Sonne Ilegal cujo sumo, outrora tão angelical, traz uma seringa cheiinha de tequilla que, ao ser injetada, se funde com o doce líquido alaranjado que fez parte da infância de muitos de nós ou a Corona al Revés, pedida pelo Gordo que é um copo bem cheio de marguerita fresca com uma coronita de pernas para o ar.
Corona al Reves porto Ilegal.jpg
À mesa ainda chegaram mojitos, água de Jamaica, Corona e margueritas clássicas e de jalapeño que ajudaram a acompanhar os super crocantes Totopos com um guacamole delicioso e bem temperado.
Ainda que toda a comida estivesse ótima (e olhem que pedimos muita coisa!) um dos elementos mais porreiros da noite foi aquilo que vos fará querer visitar o Ilegal com amigos bem dispostos: a Roleta Mexicana de Tacos com Shots de Tequilla. Mas o que é e como funciona, afinal, essa Roleta?
Pois bem, para começar convém dizer-vos que se são intolerantes ao picante então este pedido pode ser ligeiramente “perigoso” para vocês. No fundo, o que vos chega à mesa é uma tábua redonda de madeira recheadinha de tacos, todos iguais, shots de tequilla e um de leite. Rodam a tábua e esperam que ela pare. O taco que calhar à vossa frente é aquele que o destino quer que comam. Bebem o shot de tequilla e rezam para que não vos calhe o único picante. Se calhar, não se preocupem, há um shot de leite à vossa espera. Para que esta brincadeira se possa fazer convém que sejam, no mínimo, quatro pessoas.
(Não, o picante não calhou a nenhum dos dois. Thanks God!)
mexican roleta ilegal portoRoleta mexicanaroleta mexicana ilegalDepois deste início de jantar super original e divertido (deu para muita risota à conta dos azarados a quem calhou o picante) começámos a pedir os tão esperados tacos, quesadillas e tortillas. Pudemos escolher dois diferentes por pessoa. Entre nós escolhemos Taco de Carnitas (porco, salsa borracha e pico de gallo), Taco de Tinga de Pollo (frango, natas ácidas, rabanetes, cebola roxa e jalapeños), Quesadilla de Camarões (camarões, milho e queijo) e Quesadilla de Carnitas (carnitas, cebola, pimento e queijo). Adorámos com todo o nosso coração da Quesadilla de Camarão e do Taco de Tinga de Pollo. Sem dúvida que voltam a fazer parte do nosso pedido numa próxima visita.
Apesar deste ter sido o nosso pedido, como cada porção traz dois tacos e três quesadillas em cada pedido, dividimos com todos os foodies presentes e, também nós, tivemos a sorte de provar os pedidos deles.
Assim, acabámos por poder provar o Taco de Nugget de Abacate (abacate panado, guacamole, mayo de chipotle, queso fresco e pickle de cebola) que é uma de-lí-cia, o Tinga de Jaca, completamente vegan, o Taco Pescado Frito de Baja que é composto por bacalhau fresco frito em polme, couve, couve roxa e mayo chipotle, o Taco de Lengua, com língua de boi, salsa roja e queso fresco, a Tostada de Atum marinado picante, cebola roxa, rabanetes e abacate (diz, quem a provou, que era ótima!) e o Taco Tártaco que é uma tortilla crocante, tártaro de boi, guacamole, morita e mezcal.
20190221_210825-compressor_Fotor20190221_211146-compressor_Fotor20190221_211522-compressor_Fotor20190221_212829-compressor_Fotor
O jantar corria super bem. Estávamos todos bem dispostos, a experiência estava a ser incrível até que chegaram as sobremesas e a coisa ficou ainda mais memorável.
Apesar de sermos grandes fãs de comida mexicana, quando visitamos um restaurante do género, como comemos sempre tão bem acabamos por raramente pedir sobremesa por isso nem sempre temos a oportunidade de provar o que se faz de doce por terras dos mariachi.
Das quatro opções no menu, o Chef quis que provássemos duas: o Doce de Leite e Churros e o Raspado de Piña. Este último, super fresco, é composto por gelado de manga, côco tostado e uma espécie de granita de ananás. Ótimo para quem adora sobremesas frutadas, como a Gorda. Mas foi o Doce de Leite e Churros que criou as delícias entre todos. Composto por gelado sobre doce de leite e mini churros com canela, o jantar não podia ter terminado de melhor maneira.
20190221_215746.jpg20190221_215920-compressor_Fotor.jpg
Adorámos a experiência no Ilegal! Sempre que somos convidados para algum Gold Experience saímos sempre com a sensação de noite bem aproveitada (seja pelo restaurante ou pelos foodies convidados que já começam a ser caras conhecidas e queridas para nós).
Voltaremos, desta vez com um grupo de amigos, para mais uma noite dedicada aos tacos.

Obrigado, Ilegal!
Obrigado, Zomato!


Taqueria Ilegal | Rua da Picaria, 84, Porto
Tel: +351 927 547 453
Metro mais Próximo: Aliados ou São Bento


Também andamos pelo Instagram.


Taqueria Ilegal Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s